Emergências e Permanências:

Pesquisa, Ensino e Extensão em Arquitetura, Urbanismo e Design

11o FÓRUM DE PESQUISA FAU+D MACKENZIE

O fazer projetual, em suas dimensões de resistência e inclusão, aparece como campo de investigação e prática em constante reelaboração.

Arquitetas e arquiteturas na América Latina do Século XX

O XI Fórum de Pesquisa FAU+D Mackenzie, ocorrido em Outubro de 2024 abordando a temática Emergências e Permanências no Ensino, Pesquisa e Extensão em Arquitetura, Urbanismo e Design, convidou participantes a refletir sobre as questões que caracterizam os desafios contemporâneos do campo projetual, nas 3 esferas de atuação acadêmica: ensinar, pesquisar e atuar junto à comunidade.

Arquitetas e arquiteturas na América Latina do Século XX
Arquitetas e arquiteturas na América Latina do Século XX
Arquitetas e arquiteturas na América Latina do Século XX
Arquitetas e arquiteturas na América Latina do Século XX
Arquitetas e arquiteturas na América Latina do Século XX

O XI Fórum de Pesquisa FAU+D Mackenzie, ocorrido em outubro de 2024 e dedicado à temática Emergências e Permanências no Ensino, Pesquisa e Extensão em Arquitetura, Urbanismo e Design, convidou à reflexão sobre os desafios contemporâneos do campo projetual nas esferas de ensinar, pesquisar e atuar junto à comunidade, articulando interseções entre teoria e prática, experimentos metodológicos e abordagens inter, trans e multidisciplinares que atravessam a produção do espaço; os trabalhos apresentados evidenciam a diversidade e a amplitude das questões do projeto, ao abordar estratégias de pensamento que reconhecem a multiplicidade de agentes envolvidos nas transformações de cidades, territórios e culturas, desde a assistência técnica para habitação de interesse social, infraestruturas verdes e memória urbana até perspectivas de gênero, infância e raça, apresentando práticas experimentais e inovações projetuais como possibilidades de superação de paradigmas em processo de questionamento e desestabilização.

O projeto gráfico nasce do desafio de conciliar, de forma consciente, as características do digital e do impresso. Pensado para oferecer uma leitura confortável em tela, ele também preserva a possibilidade de impressão doméstica dos artigos pelos próprios pesquisadores, sem prejuízo de legibilidade ou estrutura. A definição do formato, aliada à escolha criteriosa de tipografias otimizadas para leitura digital, sustenta um layout flexível, capaz de se adaptar às singularidades de cada texto e de responder adequadamente a diferentes suportes – dispositivos móveis, monitores e folhas físicas que podem ser impressas a partir do arquivo digital PDF ajustado aos formatos A4 ou Letter. Assumindo uma natureza híbrida, o projeto acomoda, com precisão, variações de hierarquia textual, imagens de naturezas e escalas distintas, itens de navegação e notas laterais que se reorganizam conforme as demandas de cada pesquisa.

A identidade da publicação é reforçada pelo uso estratégico de cores vibrantes, atribuídas a cada mesa, e pela aplicação de marcadores visuais derivados das formas estruturantes do próprio projeto (elementos da marca do evento e metáforas da estrutura espacial de elementos arquitetônicos e do design – perspectiva e tipografia). Esses elementos atuam como sinais de orientação, indicando o início de mesas, artigos e os diferentes níveis de informação.

Editores
Ana Gabriela Godinho Lima
Aline Nassaralla Regino
Daniela Cristina Vianna Getlinger
Luciana Tombi Brasil
Matheus de Vasconcelos Casimiro
Patrícia Pereira Martins

Assistente Executiva
Victória Vicente

Revisão 
Aline Nassaralla Regino
Victória Vicente

Projeto Gráfico 
Alex Mazzini

ISBN
ISBN 978-65-89876-09-0

Autora
Vários 

Tiragem

Tempo de produção
12 meses

Formato
1536 x 2048 px

Quantidade de páginas
910

Suporte
Digital pdf

Número do cores miolo
Colorido

Acabamento
Adaptado para leitura em telas

Tipografia
Noto Sans e Bitter