A publicação de Jan Tschichold de 1925 foi um marco histórico ao introduzir um novo conceito de composição gráfica, abrindo um universo de possibilidades criativas na tipografia e no design do século XX.
Dividido em 3 partes, o livro possui uma breve história da vida e obra de Tschichold (em papel Couché Matte 150 g/m²), o caderno especial de 1925 na segunda parte (em papel Alta Alvura 120 g/m²) e a tradução das imagens do caderno especial elementare typographie na terceira parte (em papel Couché Matte 150 g/m²). Traz ainda a reprodução da capa original em alemão em formato de pôster.
tipografia elementar, foi publicado originalmente em 1925 na revista Typographische Mitteilungen. Seu autor, o jovem tipógrafo alemão, Jan Tschichold, tinha o objetivo de expandir o alcance da Nova Tipografia, levando-a para além do restrito círculo de artistas e intelectuais que frequentava à época. Esse documento apresentou ideias vanguardistas para um amplo público
de impressores, tornando-se um marco importante na história da tipografia e do design.
Com uma composição intrinsecamente ligada às características da língua e da ortografia alemãs, representava uma abordagem completamente diferente da prática corrente na época, com a adoção rígida da simetria. As características da edição original possuem características visuais únicas, resultantes do sistema
de impressão tipográfica da época. Esse sistema criava imperfeições sutis nas formas das letras e nas imagens impressas, bem como nuances diferenciadas nas colunas de texto que usavam tipos específicos. Essas características peculiares não podem ser reproduzidas com precisão pelo processo de impressão offset, o que representa um desafio para os editores, somado ao fato de que, nas versões em outras línguas quando é necessário lidar com a diferença de tamanho dos textos vertidos em relação ao original, e à necessidade de ajustes na diagramação.
Para superar esse desafio, a ALTAMIRA Editorial contou com o fac-símile do original para compreender as estratégias de diagramação de Tschichold. As imagens e tipos foram digitalizados e, com pequenos ajustes na composição, foi possível manter as mesmas características gráficas da primeira impressão. O resultado final foi uma reprodução muito próxima do original.
Alex Mazzini
Tradução do alemão – textos e obras
Christine Röhrig
Gabriele Ella Elisabeth Lipkau
Tradução do russo e do polonês – obras
Elena Vássina
Preparação
Flavia Okumura Bortolon
Revisão
Flavia Okumura Bortolon
Fernanda Spinelli
Projeto gráfico, redesenho de
tipos e adaptação do número
especial elementare typographie
Alex Mazzini
Tratamento de imagens
APIS design integrado
Agradecimentos
Alexandre Wollner
Rodolfo Capeto
ipsis gráfica
ISBN
ISBN 978-85-99518-03-8
Autor
Jan Tschichold
Tiragem
2.000 exemplares
Tempo de produção
36 meses
Formato
235 x 310 mm
Quantidade de páginas
60 páginas
Suporte
Couché Matte 150 g/m2
Alta Alvura 120 g/m2
Número de cores
2 cores – preto e vermelho
Acabamento
Brochura
Tipografia
Myriad Pro para as primera e terceira partes do miolo.
Para a segunda parte, o número especial Elementare Typographie, a ALTAMIRA Editoral digitalizou nove fontes do fac-símile original, sendo elas: D-Antiqua (ou Dissertations- Antiqua) romana, itálica e display (1901, Rudhardsche Gießerei – posteriormente Gebr. Klingspor) para o texto contínuo e títulos;
Baskerville-Antiqua romana e itálica (1924, Bauer) para a lombada, parte de endereços e nota final; Akzidenz-Grotesk (1896, Berthold) para capa e mais três fontes sem serifa que permeiam as páginas do impresso.
Autor
Jan Tschichold
Tiragem
2.000 exemplares
Tempo de produção
36 meses
Formato
235 x 310 mm
Quantidade de páginas
60 páginas
Suporte
Couché Matte 150 g/m2
Alta Alvura 120 g/m2
Número de cores
2 cores – preto e vermelho
Acabamento
Brochura
Tipografia
Myriad Pro para as primera e terceira partes do miolo.
Para a segunda parte, o número especial Elementare Typographie, a ALTAMIRA Editoral digitalizou nove fontes do fac-símile original, sendo elas: D-Antiqua (ou Dissertations- Antiqua) romana, itálica e display (1901, Rudhardsche Gießerei – posteriormente Gebr. Klingspor) para o texto contínuo e títulos;
Baskerville-Antiqua romana e itálica (1924, Bauer) para a lombada, parte de endereços e nota final; Akzidenz-Grotesk (1896, Berthold) para capa e mais três fontes sem serifa que permeiam as páginas do impresso.