tipografia elementar
número especial

AUTOR: IWAN (JAN) TSCHICHOLD

A publicação de Jan Tschichold de 1925 foi um marco histórico ao introduzir um novo conceito de composição gráfica, abrindo um universo de possibilidades criativas na tipografia e no design do século XX.

Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar

O caderno especial de 24 páginas, explicou, pela primeira vez, os preceitos da Nova Tipografia para o público geral. Na publicação “fac-similiar” da ALTAMIRA Editorial ele é reproduzido na integra, em português.

Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Tipografia Elementar
Poster Tipografia

Dividido em 3 partes, o livro possui uma breve história da vida e obra de Tschichold (em papel Couché Matte 150 g/m²), o caderno especial de 1925 na segunda parte (em papel Alta Alvura 120 g/m²) e a tradução das imagens do caderno especial elementare typographie na terceira parte (em papel Couché Matte 150 g/m²). Traz ainda a reprodução da capa original em alemão em formato de pôster.

QUEM FOI JAN TSCHICHOLD?
PROJETO DA EDIÇÃO EM PORTUGUÊS
SEGUNDA PARTE
SEGUNDA PARTE
TERCEIRA PARTE
ELEMENTARE TYPOGRAPHIE
PRIMEIRA PARTE
SEGUNDA PARTE
SEGUNDA PARTE

tipografia elementar, foi publicado originalmente em 1925 na revista Typographische Mitteilungen. Seu autor, o jovem tipógrafo alemão, Jan Tschichold, tinha o objetivo de expandir o alcance da Nova Tipografia, levando-a para além do restrito círculo de artistas e intelectuais que frequentava à época. Esse documento apresentou ideias vanguardistas para um amplo público
de impressores, tornando-se um marco importante na história da tipografia e do design.

Com uma composição intrinsecamente ligada às características da língua e da ortografia alemãs, representava uma abordagem completamente diferente da prática corrente na época, com a adoção rígida da simetria. As características da edição original possuem características visuais únicas, resultantes do sistema
de impressão tipográfica da época. Esse sistema criava imperfeições sutis nas formas das letras e nas imagens impressas, bem como nuances diferenciadas nas colunas de texto que usavam tipos específicos. Essas características peculiares não podem ser reproduzidas com precisão pelo processo de impressão offset, o que representa um desafio para os editores, somado ao fato de que, nas versões em outras línguas quando é necessário lidar com a diferença de tamanho dos textos vertidos em relação ao original, e à necessidade de ajustes na diagramação.

Para superar esse desafio, a ALTAMIRA Editorial contou com o fac-símile do original para compreender as estratégias de diagramação de Tschichold. As imagens e tipos foram digitalizados e, com pequenos ajustes na composição, foi possível manter as mesmas características gráficas da primeira impressão. O resultado final foi uma reprodução muito próxima do original.

Editor
Alex Mazzini

Tradução do alemão – textos e obras
Christine Röhrig
Gabriele Ella Elisabeth Lipkau

Tradução do russo e do polonês – obras
Elena Vássina

Preparação
Flavia Okumura Bortolon

Revisão
Flavia Okumura Bortolon
Fernanda Spinelli

Projeto gráfico, redesenho de
tipos e adaptação do número
especial elementare typographie

Alex Mazzini

Tratamento de imagens
APIS design integrado

Agradecimentos
Alexandre Wollner
Rodolfo Capeto
ipsis gráfica

ISBN
ISBN 978-85-99518-03-8

Autor
Jan Tschichold

Tiragem
2.000 exemplares

Tempo de produção
36 meses

Formato
235 x 310 mm

Quantidade de páginas
60 páginas

Suporte
Couché Matte 150 g/m2
Alta Alvura 120 g/m2

Número de cores
2 cores – preto e vermelho

Acabamento
Brochura

Tipografia

Myriad Pro para as primera e terceira partes do miolo.

Para a segunda parte, o número especial Elementare Typographie, a ALTAMIRA Editoral digitalizou nove fontes do fac-símile original, sendo elas: D-Antiqua (ou Dissertations- Antiqua) romana, itálica e display (1901, Rudhardsche Gießerei – posteriormente Gebr. Klingspor) para o texto contínuo e títulos;

Baskerville-Antiqua romana e itálica (1924, Bauer) para a lombada, parte de endereços e nota final; Akzidenz-Grotesk (1896, Berthold) para capa e mais três fontes sem serifa que permeiam as páginas do impresso.

Autor
Jan Tschichold

Tiragem
2.000 exemplares

Tempo de produção
36 meses

Formato
235 x 310 mm

Quantidade de páginas
60 páginas

Suporte
Couché Matte 150 g/m2
Alta Alvura 120 g/m2

Número de cores
2 cores – preto e vermelho

Acabamento
Brochura

Tipografia

Myriad Pro para as primera e terceira partes do miolo.

Para a segunda parte, o número especial Elementare Typographie, a ALTAMIRA Editoral digitalizou nove fontes do fac-símile original, sendo elas: D-Antiqua (ou Dissertations- Antiqua) romana, itálica e display (1901, Rudhardsche Gießerei – posteriormente Gebr. Klingspor) para o texto contínuo e títulos;

Baskerville-Antiqua romana e itálica (1924, Bauer) para a lombada, parte de endereços e nota final; Akzidenz-Grotesk (1896, Berthold) para capa e mais três fontes sem serifa que permeiam as páginas do impresso.