Um livro feito com imagens, palavras, desenhos e pinturas. Um livro-corpo, um livro-processo.
Fanny Feigenson vivifica suas experiências de vida em corpo de livro: a infância, a maternidade, o luto, o amor. Intensa, como todos os trabalhos da artista, a obra gráfica de tiragem limitada é a 2ª edição do seu pós-doutorado abrangendo pinturas, esculturas, instalações, desenhos e projetos.
Bilíngue, de costura vermelha aparente, o livro inclui lâminas de acetato que conversam com as obras impressas da autora. Os diferentes suportes e linguagens que compõem o livro criam uma leitura de corpo todo.
Levando em conta a expressão própria de livros escritos por
artistas, a produção manual/ industrial contribui para uma
experiência de várias camadas de leitura, textual e gráfica. Com esta finalidade foi escolhida a tipografia Lygia, da brasileira Flavia Zimbardi.
Quantas linguagens usamos para nos comunicar e nos relacionar com o mundo? Quantas linguagens conectam uma vida à outra? Ao trabalharmos com um silêncio de longa data, no qual nos tornamos fluentes, a questão que se impõe em dado momento é, como traduzi-lo em uma linguagem própria? Em uma linguagem que possa ser ouvida? A artista plástica e professora, Fanny Feigenson, estabelece um diálogo entre sua própria produção e o trabalho artístico deixado por sua filha Tatiana Grinfeld, falecida em 2015. O livro ilustra a busca por dar forma e sentido à esta interlocução entre as duas mulheres.
A edição, bilíngue, constitui uma trajetória/história narrativa feminina, toda escrito em caligrafias próprias: o corpo do texto é feito com a tipografia de Flávia Zimbardi nomeada “Lygia” (Lygia Clark), assim como a caligrafia de Tatiana, que estabelece uma conversa com a caligrafia de Fanny. “Cores, texturas, camadas, Corpo, muito corpo. Um livro corpo”*, esse livro opera de
forma própria, com um caminho que possui a própria linguagem e as próprias cores que o compõem: “passado misturado de presente” encarnando em si, as histórias ali contidas.
Intensa, como todos os trabalhos da artista, a obra, de tiragem limitada, é a 2ª edição do seu pós-doutorado, com pinturas, esculturas, instalações, desenhos e projetos. Essa nova edição bilíngue, artesanal/industrial, foi produzida com acabamento sofisticado: possui costura vermelha aparente e capa em Hot Stamping; 2 tipos de papel poroso e inserções de lâminas acetato que conversam com as obras impressas da autora em uma narrativa fluida e intensa.
* Fragmento de diário de Tatiana Grinfeld, 2015 p.195
Editor
Alex Mazzini
Edição de texto
Ana Godoy
Preparação e revisão final
Flávia Schiavo
Mariana Faria
Tradução para o inglês
Marcelo Cipolla
Revisão do inglês
Anita Di Marco
Projeto gráfico
Alex Mazzini
Fanny Feigenson
Stella Righinni
Projeto de capa
Alex Mazzini
ISBN
ISBN 978-65-89876-05-2
Autora
Fanny Feigenson
Tiragem
200 exemplares
Tempo de produção
9 meses
Formato
140 x 200 mm
Quantidade de páginas
260 páginas
Suporte
Polén Bold 90 g/m²
Alta Alvura 90 g/m²
Acetato translúcido²
Número do cores miolo
4 cores
Acabamento
Laminação Soft Touch
HotStamping dourado
Costura aparente
Tipografia
Lygia
Autora
Fanny Feigenson
Tiragem
200 exemplares
Tempo de produção
9 meses
Formato
140 x 200 mm
Quantidade de páginas
260 páginas
Suporte
Polén Bold 90 g/m²
Alta Alvura 90 g/m²
Acetato translúcido²
Número do cores miolo
4 cores
Acabamento
Laminação Soft Touch
HotStamping dourado
Costura aparente
Tipografia
Lygia