“Observar e registrar constituem minha maneira de acessar o mundo, conhecê-lo e investigá-lo, buscando um desenho que é constantemente retomado em diversos meios, sem nunca ser o mesmo.”
Mirella Marino
O volume reúne cinco cadernos de trabalhos desenvolvidos durante o mestrado da artista na ECA-USP. Gravuras, fotografias, objetos tridimensionais e xilogravuras são apresentados, compondo um percurso visual que se constrói a partir da observação atenta da cidade e de seus resíduos materiais.
Nas palavras de Claudio Mubarac, o trabalho da artista “gentil e eficazmente nos ajuda a cultivar a disponibilidade do olhar”, fazendo da atenção uma forma de resistência poética.
A publicação, concebida pela própria artista e com tiragem limitada de 200 exemplares, teve os cadernos impressos pela Ipsis. A caixa, produzida em papelão, foi cortada com faca especial e recebeu as informações carimbadas uma a uma. Montada manualmente, a edição materializa com precisão o caráter experimental da obra, reforçando o diálogo entre o fazer artístico e o design contemporâneo.
A artista e educadora Mirella Marino lança pela Altamira Editorial o livro de novo, mas não igual, uma publicação que articula processo artístico, reflexão visual e experimentação gráfica em torno da ideia de repetição e diferença – tema central em sua pesquisa sobre o cotidiano urbano e suas materialidades.
O volume reúne cinco cadernos de trabalhos desenvolvidos durante o mestrado em Poéticas Visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação de Claudio Mubarac, entre 2018 e 2020. Gravuras, fotografias, objetos tridimensionais e xilogravuras são apresentados, compondo um percurso visual que se constrói a partir da observação atenta da cidade e de seus resíduos materiais – objetos, fragmentos e rastros que testemunham o tempo e o uso.
A artista coleta, imprime, molda e fotografa elementos que antes pertenciam à circulação industrial e urbana. Em seu processo, o gesto de produzir torna-se um modo de pensar: cada matriz é ao mesmo tempo corpo e memória, superfície e ausência. “São indícios, provas de evidência”, escreve Mirella, para quem a gravura é um meio de registrar o encontro entre o olhar e o acaso.
Nas palavras de Claudio Mubarac, o trabalho da artista “gentil e eficazmente nos ajuda a cultivar a disponibilidade do olhar”, fazendo da atenção uma forma de resistência poética. Ao abrir mão da hierarquia entre meios e procedimentos, a artista propõe uma leitura da imagem como campo expandido, em que a repetição nunca é idêntica e a diferença é o motor do pensamento plástico.
Entre vestígios, falhas e marcas do tempo, Mirella Marino cria uma poética da observação – um convite a ver o que persiste, mesmo no efêmero.
Editor
Alex Mazzini
Revisão
Mariana Faria
Fotografias
Nino Andrés
Texto crítico
Claudio Mubarac
Projeto gráfico
Mirella Marino
ISBN
978-65-89876-11-3
Autora
Mirella Marino
Tiragem
200 exemplares
Tempo de produção
12 meses
Formato
130 x 190 mm
Quantidade de páginas
5 cinco cadernos/pôsteres
Suporte
Munken Lynx Rough 120 g/m²
Papelão 2mm
Número do cores miolo
1 cor – Preto e Branco
Acabamento
Carimbo, corte, dobras e montagens manuais
Tipografia
Barlow e Overpass
Fotografias do site
Nino Andrés
Autora
Mirella Marino
Tiragem
200 exemplares
Tempo de produção
12 meses
Formato
130 x 190 mm
Quantidade de páginas
5 cinco cadernos/pôsteres
Suporte
Munken Lynx Rough 120 g/m²
Papelão 2mm
Número do cores miolo
1 cor – Preto e Branco
Acabamento
Carimbo, corte, dobras e montagens manuais
Tipografia
Barlow e Overpass
Fotografias do site
Nino Andrés
















